sábado, 21 de julho de 2012

Shortlist: André Martins

Para além do circo dos dirigentes e da permanente polémica em relação às arbitragens, a actualidade do futebol português é marcada por uma ausência preocupante de qualidade nas camadas jovens. Num país onde a matéria prima é limitada em termos quantitativos, urge encontrar jovens valores que dêem continuidade ao assinalável trabalho - e aos resultados - que tem vindo a ser protagonizado pela Selecção Nacional.

E eis que, no meio do deserto de jovens talentos, surge o sportinguista André Martins. Com 22 anos, deveria já ter explodido e ser uma referência no clube onde actua, bem como já ter uma ou outra internacionalização pela Selecção "A". Porém, a falta de apostas nos jovens portugueses por parte dos três grandes poderá ser em parte uma explicação plausível para justificar este panorama.


Passando ao que realmente interessa: André Martins. A sua pouca robustez física (1,69m e 61kgs) é inversamente proporcional à sua capacidade técnica e visão de jogo. De cabeça sempre levantada em busca da melhor linha de passe e das constantes movimentações dos seus colegas de equipa, André Martins revela uma maturidade bastante desenvolvida para a sua idade. Precisa urgentemente de ser uma presença constante no onze leonino de forma a ganhar confiança e ritmo continuado de jogo, para que se sinta importante e útil na equipa. Aliás, basta ver um jogo dos Sub-21 nacionais e observar a classe com que André Martins desempenha o papel de maestro, sendo o verdadeiro motor de jogo da equipa, o dínamo que faz a frente de ataque funcionar.

A confirmar-se o seu talento e a constituir uma aposta contínua, poderá estar aqui um caso sério do futebol nacional, a ser tomado em conta para se tornar numa opção mais que válida para o Mundial 2014, que se realizará no Brasil.

Sem comentários: