domingo, 23 de setembro de 2012

Shortlist: Mapou Yanga-Mbiwa

Olhando de soslaio para este nome exótico, somos à partida forçados a pensar que se trata de mais um atlético ponta de lança africano a evoluir no futebol francês. Mas não poderíamos estar mais enganados: Yanga Mbiwa é defesa central. E dos bons.

Ainda jovem (23 anos), Yanga Mbiwa é o capitão e o esteio da linha mais recuada do actual campeão francês, o Montpellier. Tendo em conta a sua qualidade, constitui uma surpresa a sua permanência no outsider da época passada. Dotado de uma qualidade técnica invejável até para um centrocampista, é comum vê-lo a iniciar uma jogada de ataque a partir...de trás, qual David Luiz dos relvados gauleses. A estas qualidades alia uma velocidade impressionante, um poder de elevação assinalável e uma leitura de jogo e de ocupação dos espaços ao nível dos melhores na sua posição. Apenas terá de refrear o seu ímpeto ofensivo para se tornar num defesa central 100% fiável (por vezes perde a bola em zonas perigosas nas suas saídas para o ataque), mas nada que o tempo e a experiência não possam resolver.

Fez parte dos pré-seleccionados da selecção francesa para o Euro 2012 mas acabou por não ser convocado. Também foi falado para reforçar o Arsenal no último defeso, mas acabou por continuar em França. Pelo andar da carruagem, palpita-me que em 2014 a realidade será bem diferente.

Sem comentários: