quarta-feira, 16 de maio de 2012

Shortlist: Lacina Traoré

Traoré ainda ao serviço do seu antigo clube, o Cluj
 
Do ainda longínquo futebol russo, mais detalhadamente do Kuban Krasnodar, surge-nos este colosso costa marfinense, de seu nome Lacina Traoré. A sua impressionante estampa física (203cm para 87 kg) poderia, numa primeira análise, fazer pensar que se trata de um ponta de lança muito limitado tecnicamente. Trata-se, porém, de um atleta tecnicamente muito dotado, com uma excelente mobilidade, sendo que o seu físico longilíneo permite-lhe uma passada larga e uma capacidade de drible interessante.

Ainda muito jovem (21 anos), começou a sua carreira no seu país natal, no Stade d'Abidjan, tendo posteriormente sido transferido para os romenos do Cluj na temporada 2007/2008, onde passou quatro épocas, tendo marcado 14 golos em 44 jogos, marca interessante para um jogador da sua idade.

O sucesso desportivo e o enorme potencial demonstrado na Roménia valeu-lhe uma transferência para o cada vez mais interessante e competitivo campeonato russo, onde esta época, ao serviço do Kuban, apontou 18 golos, conseguindo conquistar o terceiro lugar do pódio dos melhores marcadores.

De uma certa forma, é um jogador que me faz lembrar Adebayor ou até Ibrahimovic no início da sua carreira. Excelente capacidade física, joga muito bem de costas para a baliza, guardando-a dos adversários, o que permite abrir espaços para servir os seus colegas de ataque, ou, como faz amiúde, rodar e rematar para o golo. No entanto, e apesar da sua altura, ainda não é tão forte no jogo de cabeça como seria de esperar, algo que poderá, no entanto, aperfeiçoar ao longo do tempo, dada a sua juventude.

Uma boa oportunidade de negócio, uma vez que milita num clube russo de segundo plano que não tem grandes aspirações a nível interno. Gostaria de vê-lo num campeonato mais competitivo, como por exemplo na Premier League, onde poderia desenvolver todo o seu potencial e tornar-se num jogador de excelência. A seguir com atenção.

Sem comentários: